terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Resenha : O Teorema Katherine


Eu não tinha certeza se gostaria desse livro. Mas depois de um tempo, resolvi pegá-lo pra ler, e John Green não me decepcionou. Apesar de muita matemática, o livro tem aquele quê de comédia e também de romance. Tem você torcendo pro Colin se dar bem, torcendo para que a K-19 (a mais recente Katherine do nosso garotão) suma e sofra, e por aí vai.

Mas falando um pouquinho do livro pra quem não conhece, Colin Singleton é um garoto prodígio. Desde pequeno, era incentivado pelos pais (principalmente o pai) a estudar, estudar e estudar, aprender tudo que podia e mais um pouco, na esperança de um dia fazer algo notável pela humanidade (e quem sabe ganhar um Nobel). Mas Colin sabe que seu tempo está acabando, e está meio desesperado para ter seu "momento Eureka".


Depois da formatura no ensino médio (e de levar seu décimo nono fora de uma garota chamada Katherine), seu melhor amigo, Hassan, um muçulmano acima do peso que está fugindo de se matricular na faculdade, o obriga a sair de casa e superar a fossa. Como? Os dois vão entrar no carro de Colin (carinhosamente apelidado de Rabecão de Satã) e cair na estrada.


Nessa viagem louca e sem nenhuma premeditação, eles acabam chegando numa cidadezinha pequena chamada Gutshot, no Tennessee. Lá eles conhecem Lindsey e sua mãe Hollis, que reconhece Colin de um programa de televisão que ele participou e os intima a ficar.


Eles acabam ficando, e durante essa visita não planejada, Colin começa a criar seu Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, baseado em sua vida amorosa. Ele tem certeza que pode criar uma fórmula matemática que poderá prever quanto tempo um relacionamento vai durar e quem vai terminar com quem.


Não vou falar muito mais do livro, mas é interessante ver como, aos poucos, Colin vai aceitando a ajuda principalmente de Lindsey para terminar seu Teorema. E mais importante, vai aprendendo a curtir a vida e se divertir de outras formas, que ele antes não conhecia. Ao mesmo tempo, ele começa a se importar com outras pessoas (nenhuma chamada Katherine).


No final, eu gostei muito do livro. Fiquei apaixonada pelo Colin e pelo jeito que ele luta para ser "alguém", ser "reconhecido, do jeito que ele acha que deveria (ou que seus pais gostariam). É legal ver seu amadurecimento e sua vontade de tentar e fazer outras coisas. Gostei bastante, e recomendo!


by:k

Nenhum comentário:

Postar um comentário