segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Resenha: Deusa do Mar





Deusa do Mar, o primeiro livro da série Goddess, fala sobre Christine, sargento da Força Aérea dos EUA. Chris acha que sua vida está um pouco sem graça e, depois de duas taças de champanhe e uma ligação decepcionante de seus pais, ela acaba realizando um ritual para a deusa da Terra, Gaia, pedindo um pouco de magia em sua vida. O que ela não sabe é que acabou conseguindo o que queria. Já sentindo a magia dentro de si, ela vai em uma viagem para o Oriente Médio, onde serviria; mas durante a viagem o avião cai e ela vê-se afogando nas profundezas azuis do oceano, onde encontra uma sereia, com quem troca de corpo. 
Na verdade, o corpo de Chris não morreu, e esse encontro com a sereia Ondina foi meramente programado por Gaia. Mas Chris, com a troca de corpo, viaja no tempo, para a Europa da Idade Média. O que Chris não poderia imaginar é que Ondina era frequentemente incomodada por seu irmão Sarpedon, um tritão tarado, príncipe dos mares e também filho de Lir - Ondina é filha de Gaia e Lir - que a assediava constantemente. Tendo que fugir de Sarpedon, Chris encontra ajuda com Gaia, que a oferece a busca por um amor verdadeiro na terra, assim ela poderia fugir de Sarpedon; a proposta de Gaia era que Chris assumiria a forma humana e a cada três dias teria que retornar à água, para que Lir não desconfiasse de sua "estadia" na terra. A partir daí, a estória continua num mesmo ritmo, mas o que surpreende Chris é se ver apaixonada por Dylan, um doce tritão. Eles se encontram a cada três dias, e Chris somente anseia pelo momento em que poderá ficar com ele eternamente.
Vários acontecimentos mostram que Sarpedon não desistiu de sua busca por Ondina/Chris, e Chris passa a ser acusada pelo povo que a hospeda de princesa viking e passam a vigiá-la. Chris sempre conta com a ajuda de Gaia, e os acontecimentos finais são surpreendentes. Chris teve que lidar com a desconfiança do povo medieval, com a obsessão de Sarpedon, com o amor (meio) impossível com Dylan, e depois com todos os acontecimentos que a obrigaram a fazer uma escolha.
O que aconteceu para que o povo desconfiasse de Chris, porque o amor de Dylan e Chris era impossível e porque Sarpedon a desejava tanto? E, principalmente, qual foi a escolha de Chris? Isso só lendo o livro.
O livro me encantou desde o início e, apesar dos comentários contra, eu gostei muitíssimo da história. Apesar de o contexto ser meio doido e difícil de imaginar, vale a pena a leitura. O final me assustou, e ri em alguns trechos do livro. Houve alguns erros de concordância e digitação, mas nada alarmante. Realmente exótico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário