terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Resenha : Quem é Você, Alasca?



"Quem é você, Alasca?" é narrado por Miles, um garoto introspectivo que tem como hobbie ler biografias e colecionar últimas palavras. O garoto decide ir para um colégio interno, o Culver Creek, em busca do "Grande Talvez" que dará sentido à sua vida. Lá ele conhece Chip - apelidado como Coronel - , Takumi, Lara e Alasca Young, a garota sensual e misteriosa que ele se interessa à primeira vista. 
O livro tem a mesma narrativa descontraída e reflexiva de "A Culpa é das Estrelas". A história, porém, me parece ficar um pouco mascarada. De início achei que fosse mais um livro comum sobre adolescentes problemáticos, cigarros e amor platônico. Até de Alasca só comecei a gostar depois de algumas páginas. Mas o livro surpreende depois da metade. John Green nos surpreende mostrando que a trama é muito mais complexa que isso. Tudo deixa de ser sobre uma garota misteriosa comprometida e um amor platônico, o livro se mostra uma grande reflexão sobre perdas, culpa e tragédias.
O título "Quem é você, Alasca?" se torna muito apropriado quando, junto com Miles, o leitor tenta desvendar quem realmente é aquela garota por trás das respostas vagas, da mudança de humor e da bebedeira. Gosto de como os personagens podem ser egoístas, de como no fundo podemos captar como Alasca grita por atenção em seus pequenos gestos.
O livro é uma junção de momentos divertidos, como os trotes da escola, surpresas, reflexões e uma cadeia de momentos comuns da adolescência de Miles - como sua namorada por um dia chamada Lara, seu primeiro amigo, primeira paixão - e até primeiro oral. E é claro, o livro todo é uma busca por entender quem realmente é Alasca e o que motiva suas atitudes. É um daqueles livros que vai muito além da superfície, que nos deixa querendo ter uma visão mais ampla da história, deixa um certo gostinho por mais no fim, mas sem que o leitor se sinta insatisfeito com o desfecho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário