segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

RESENHA: O Iluminado(Stephen King)



O Iluminado é uma leitura muito peculiar, pra começar;
Desde o começo, a impressão causada é realmente desagradável. Num bom sentido, na verdade (por mais que isso pareça paradoxal). Desagradável porque é assustador. Ao longo da história, Stephen King constrói uma confusa teia de aranha a partir de tão pouca coisa.
Aqui, há três personagens que vão se intercalando, permitindo assim com que se faça um esmiuçamento do ambiente no qual estão inseridos.
Há algumas artimanhas utilizadas pelo autor que desenvolvem essa exploração maior:

O fato de que essa habilidade (a referida “iluminação”), que habilita a pessoa a tantas capacidades inumanas, se encontrar em Danny, uma criança, e não em uma pessoa crescida (ou seja: devidamente amadurecida para entender o que se passa), faz com que se crie uma parede entre o leitor e a história, pois Danny não possui idade o suficiente para explicar o que se passa em sua cabeça. Dick Halloran e Tommy são as devidas pontes.

Há uma inovação na escrita, que é esse “interromper” na metade do parágrafo para mostrar o que o personagem está pensando. Foi uma forma inteligente
(eu acho) 
e diferenciada de explorar psicologicamente as personagens. 

Comecei a ler a história com um pouco de ceticismo, mas King explora a história com tanta audácia e sem o menor pudor, coisa capaz de conquistar qualquer um. Cada peça da história nos é enfiada praticamente goela abaixo, para, no fim, todas se encaixarem (embora com lentidão) inteligentemente.

Recomendadíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário