sábado, 11 de janeiro de 2014

RESENHA : Extraordinário

Sabe aquele livro em que já nos primeiros capítulo fazem com que a a gente pare e fale em pensamentos: "Que livro fantástico."? Pois, é exatamente o que ocorre neste lindo livro. 

Augusto Pullman, ou simplesmente Auggie é um garoto de dez anos, que assim como outros de mesma idade, gosta de videogames e tem uma grande paixão pela série de TV Star Wars, o que poderia torná-lo um garoto normal. No entanto, a vida não foi justa com o Auggie, e, infelizmente, ele nasceu com uma grave deformidade em seu rosto caudada por um gene raro, fazendo-o assim, ter que passar por diversas cirurgias corretoras, ou seja, a segunda casa do Auggie tornou-se o hospital, seja passando por tratamentos ou cirurgias. Desde então, ele nunca havia frequentado uma escola normal, até que chega esse dia...


Este romance é narrado em primeira pessoa por Auggie e alguns de seus amigos e familiares, tornando a leitura cativantes, onde temos o conhecimento das dificuldades em que ele têm que passar para ser aceito e os julgamentos que vem em grande parte dos seus colegas. 


De forma dócil, J. R. Palacio consegue transmitir uma mensagem anti-bullying, através de um garotinho que tinha todos os ingredientes necessários para cozinhar uma sopa de tristeza e solidão, porém, ele escolheu mostrar que apesar das dificuldades e do preconceito - algo que há em todas as classes sociais, sem esquecer que, por mais que pareçam seres angelicais, algumas crianças também não fogem dessa realidade - é possível lutar e superar estes empecilhos em nome de algo maior: A nossa felicidade.

Ao meu ver, o Auggie nunca será normal, pois, assim como o título, ele é Extraordinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário